Skip to content

Dólar opera em alta com prévia da inflação acima de 10% em 12 meses

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

CÂMBIO NEWS – RESUMO DIÁRIO DE NOTICIAS SOBRE O MERCADO DE CÂMBIO – 24/09/2021

O dólar opera em alta nesta sexta-feira (24), caminhando para alta semanal frente ao real, após o IBGE mostrar que a inflação acelerou mais do que o esperado em setembro, chegando a 10,05% no acumulado em 12 meses.

Às 9h41, a moeda norte-americana 0,55%, cotada a R$ 5,3378. Veja mais cotações.

Na quinta-feira, o dólar fechou em alta de 0,09%, cotado a R$ 5,3086. Com o resultado, passou acumular alta de 2,69% no mês, e de 2,34% no ano.

Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta sexta-feira

1. As dúvidas de Evergrande revivem; PBoC intervém novamente

A China Evergrande caiu em inadimplência técnica após não pagar todos os detentores de seus títulos em dólares no prazo prescrito na quinta-feira. A empresa tem um período de carência de 30 dias para atender às demandas antes de ser oficialmente declarada inadimplente, mas, dado que a empresa já parou de pagar muitos de seus contratados e parte de seu pessoal, isso é apenas semântica.

As ações da China Evergrande caíram 11% em Hong Kong, fazendo com que os mercados acionários chineses e europeus mais amplos caíssem novamente. O Banco Popular da China novamente injetou liquidez para manter o mercado monetário doméstico em ordem, embora sua intervenção tenha sido um pouco menor do que na quarta e quinta-feira. Mesmo assim, injetou mais de US $ 70 bilhões em uma semana encurtada de feriados.

O PBoC também se preocupou com os mercados de criptomoedas, pois percebeu um comunicado reafirmando a posição oficial do banco de que todas as transações relacionadas à criptografia são ilegais na China. O universo criptográfico reagiu enviando Bitcoin para baixo 3,2% e Ethereum para baixo 7,2%. O comunicado, embora publicado no site do banco apenas na sexta-feira, parecia ser datado de 15 de setembro.

2. Os títulos do Tesouro se estabilizam após a liquidação de quinta-feira; Powell, Clarida deve falar

Os títulos do Tesouro dos EUA estabilizaram depois de atingir seu valor mais alto em quase três meses na quinta-feira. O rendimento de 10 anos, que atingiu uma alta de 1,45% na quinta-feira, caiu para 1,41% às 6h15 ET (1015 GMT).

O movimento pareceu ser uma reação tardia à declaração de política do Federal Reserve e à coletiva de imprensa na quarta-feira, onde a atenção inicialmente se concentrou na decisão do Fed de não reduzir as compras de títulos imediatamente. Agora mudou para comentários do presidente Jerome Powell de que as compras de ativos podem ser totalmente eliminadas em meados do próximo ano, um período de tempo relativamente curto.

A notícia chega em um cenário de teatro político sobre o teto da dívida e duas contas de despesas lideradas pelos democratas que exigiriam uma enxurrada sustentada de emissão do Tesouro. Powell é devido a speak em um evento que começa às 10 AM ET (1400 GMT), ao lado de seu vice-presidente Richard Clarida e governador do Fed Michelle Bowman.

3. Ações definidas para abrir mais baixo; Decepção da Nike em foco

Os mercados de ações dos EUA devem abrir o mercado em baixa devido a uma nova onda de nervosismo sobre a crise da dívida da China, e alarmarão com o forte aumento nos rendimentos dos títulos na quinta-feira.

Às 6h15 ET, Dow Jones Futuros caíram 79 pontos, ou 0,2%, enquanto S&P 500 Futuros caíram 0,4% e Nasdaq Futuros estavam queda de 0,5%. O sentimento não será ajudado pela última pesquisa de gestores de fundos do Bank of America Corp (NYSE:BAC) (SA:BOAC34), que mostrou as primeiras saídas líquidas de ações globais este ano.

Os estoques que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem a Nike, que alertou sobre uma possível escassez de oferta durante a temporada de férias em uma decepcionante atualização trimestral após o sino de quinta-feira. Os fechamentos de fábricas relacionadas à Covid-19 no Vietnã, onde ela fabrica a maior parte de seus calçados, foram os culpados. A notícia também arrastou para baixo a Adidas AG (DE:ADSGN) e a Puma Exploration Inc (TSXV:PUMA) no início do comércio europeu.

Por outro lado, Costco Wholesale Corp (NASDAQ:COST) (SA:COWC34) e Trip.com Group Ltd ADR (NASDAQ:TCOM) (SA:CRIP34) superaram as expectativas facilmente com seus resultados.

CONFIRA TAMBÉM: Nike lucros superam, receita ficou abaixo no Q1

4. Energia do Reino Unido, crise alimentar se aproxima

A economia do Reino Unido está enfrentando um surto de estagflação, já que a escassez de caminhoneiros ameaça prejudicar as entregas de alimentos e gasolina em um futuro próximo.

BP PLC (LON:BP) e Exxon Mobil Corp (NYSE:XOM) disseram na quinta-feira que teriam que racionar suprimentos de combustível para postos de gasolina devido à falta de motorista. As redes de supermercados já enfrentam problemas semelhantes há semanas. Os últimos desenvolvimentos vêm apenas alguns dias antes de o governo do Reino Unido encerrar seu esquema de licença da era da pandemia, algo que provavelmente aumentará o desemprego.

O governo também está cortando o aumento semanal temporário de 20 libras (US $ 28) em seu programa de benefícios de “crédito universal”, que atingirá os desempregados e os mal pagos, assim que suas contas de energia estiverem prestes a disparar. O Banco da Inglaterra, entretanto, disse na quinta-feira que espera que um aumento de taxa seja apropriado antes do final do ano, diante de uma inflação acima de 4%.

5. A repressão à poluição da China atinge a indústria; preços natgas voltam a subir

A crise de energia não se limita ao Reino Unido, no entanto. Na China, um número crescente de fábricas está tendo seus suprimentos de energia cortados como parte da repressão de Pequim à poluição. Os altos preços do carvão, entretanto, estão tornando antieconômico para as usinas de energia continuar a fornecer à indústria de uso intensivo de energia.

As restrições de energia agora se estendem a 10 das províncias da China, disse a Bloomberg citando o 21st Century Business Herald. O efeito duplo ameaça desacelerar ainda mais a economia chinesa no último trimestre do ano. Além dos problemas bem documentados da indústria do aço e do alumínio, os freios também afetam a indústria química, de tinturaria e têxtil.

Os preços do gás natural retomaram sua alta durante a noite, depois de cair no meio da semana. Às 6h30 ET, os preços do primeiro mês no Henry Hub subiram 1,9% para US $ 5,07 por mm Btu.

https://br.investing.com/news/economy/fique-por-dentro-das-5-principais-noticias-do-mercado-desta-sextafeira-920717
https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/09/24/dolar.ghtml

Siga nossas redes

Veja mais

Exchange

Dólar opera em queda, à espera do Copom

CÂMBIO NEWS – RESUMO DIÁRIO DE NOTICIAS SOBRE O MERCADO DE CÂMBIO – 27/10/2021 O dólar opera em queda nesta quarta-feira (27), com os mercados à espera da