Banco ou corretora? Parte I

Você sabe quais são os benefícios que você pode usufruir ao ter acesso a um número maior de produtos financeiros na hora de investir?

E como as corretoras, com suas plataformas abertas, podem ser uma opção muito melhor do que os bancos? Pare de perder dinheiro com bancos tradicionais e tire o máximo dos seus investimentos.

Dando continuidade à nossa série de artigos que explica como você pode montar seu plano de investimentos, veremos quais são as cinco grandes vantagens de ter um maior acesso aos produtos de investimento. 

1 – Liberdade e disponibilidade 

Os bancos tendem a oferecer produtos de bom desempenho somente aos clientes de alta renda.  

As corretoras, ao contrário, fortalecem seu modelo de plataforma aberta sobre uma oferta na qual a maior parte de seus clientes pode encontrar produtos de ótimo desempenho que só estariam disponíveis aos clientes de alta renda em bancos comerciais tradicionais.      

Isso faz diferença? Sim, e muita. Te permite escolher com maior liberdade entre diversas aplicações mais rentáveis, mesmo dispondo de menos dinheiro. 

2 – Rentabilidade 

Quanto maior o número de produtos disponíveis para compra, maior a chance de encontrarmos ativos que nos tragam retornos maiores. Sob a perspectiva de carteiras e eficiência, a maior rentabilidade, dado o nível de risco de mercado que você estaria disposto a correr, só é atingida se tivermos uma maior quantidade de ativos para seleção. 

3 – Diversificação 

Onze entre dez financistas dão grande importância à diversificação, e o fazem com razão. Para nós importa saber que quanto maior o número de produtos disponíveis, mais próximos estamos de construir carteiras de investimento com retorno estável e melhor desempenho ao longo do tempo.  

4 – Meta que mata 

Boa parte dos bancos pensam em você, seus objetivos e investimentos, não como base para manter relacionamento, mas como um alvo para a venda de produtos, e isso pode te trazer pesadelos.  

Afinal, qual investidor consciente não acordaria no meio da noite percebendo que acabou de comprar um plano de capitalização, um CDB que paga 90% da taxa CDI ou cotas de um fundo com indicadores de performance como Sharpe e Alfa negativos? Nossa, que insônia!  

Some-se a isso o fato de bancos comerciais estarem muito mais focados em crédito do que na geração de valor para os investimentos que você faz. A maior parte da sua estrutura física, operacional e humana é voltada para ganhar dinheiro com crédito, não com investimentos.    

Nesse sentido as corretoras estão mais bem preparadas. Elas se dedicam ao serviço de assessoria de investimento. E a assessoria, por sua vez, procura promover uma relação de longo prazo com o investidor e é focada em investimentos e resultados estáveis. Uma boa prova disso? Elas promovem muito mais educação aos investidores e investem proporcionalmente mais capital que os bancos para a melhora contínua do serviço de assessoria. 

5 – Comodidade, decisão e custo 

Poder concentrar seus investimentos em um único lugar, ao invés de abrir contas em diversos bancos para poder investir melhor seu dinheiro, vai te ajudar a organizar seu plano de investimentos e diminuir custos.  

Existem ainda outras vantagens em concentrar seus investimentos, desde que os custos sejam razoavelmente baixos em relação à concorrência. Isso vai lhe possibilitar acompanhar sua rentabilidade e risco de forma consolidada, uma vantagem significativa para tomada de decisão, comparação com benchmarks de mercado e simulações da sensibilidade de sua carteira aos efeitos de alterações econômicas. 

Continue lendo nossa série e descubra quais são os outros critérios que você deve utilizar para escolher a instituição financeira pela qual investe.  

Visite nosso site e aproveite as vantagens de comprar produtos financeiros através da maior corretora do Brasil.


Como montar seu plano de investimentos

Gostou do artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POSTS RECOMENDADOS